Inscreva-se

sábado, 28 de novembro de 2009

Monalisa - Jorge Vercilo

videoJorge Vercilo é presente e promessa futura.Presente por já ter em seu repertório de composições próprias, inúmeras obras que remontam o alto nível da música popular produzida no nosso país, dentre elas verdadeiras obras primas.
Vercilo também é futuro, devido a juventude. Imaginem daqui vinte anos o que poderemos apreciar deste criador! Será como um Djavan hoje, ou um Herbert Viana, ou um Lô Borges da vida...

E sempre ouço que não temos mais grandes compositores no Brasil. As pessoas tem dado muito espaço para esse pessoal que produz mercadorias passageiras e apelativas... e existe uma teoria que muitas vezes funciona:

_ Toda época tem grandes produções artísticas. Com base nisto posso afirmar que a "indústria da cultura" é uma coisa e produtividade artística é outra. As duas nem sempre caminham juntas.

Monalisa é um espetáculo de conjunto. Tem detalhes ritmicos que a caracteriza. Isso ocorre na introdução, que posteriormente dá lugar ao refrão. A harmonia é rica e melodia dispensa maiores comentários. O "filé" está no casamento entre música, letra e todos os outros elementos. Que poesia! Quantos versos interessantes, onde o autor praticamente interpreta o famoso quadro de Leonardo da Vinci. E que intérprete o autor se mostrou nesta gravação!!! Grande cantor.

"Deusa com ar de menina"

"Paralisa, com seu olhar Monalisa"

"Seu quase rir, ilumina..."


Este sujeito vai longe!

2 comentários:

Rodolpho disse...

Professor,

Você compõe também? Se sim, divulga aí, afinal o espaço é seu hehe.

Blog do Professor Graciano Arantes disse...

Caro Rodolpho,

Eu escrevo para os alunos. Tenho alguns arranjos e adaptações de canções para o violão solo.

Como disse na minha apresentação do blog, sou Graduado em Música - Bacharelado em Isntrumento (violão). Esta formação é do típico intérprete de obras, no caso do violão, a sua literatura é algo imensamente grande, tanto universal como brasileira.

Eu tenho projetos para recitais no ano que vem. Meio do ano "Violão Brasileiro" - promete!

Espero que até o fim do ano eu poste pelo menos um vídeo meu interpretando algum arranjo ou uma obra de outro autor.

Para se formar em música, o estudante é obrigado escrever, claro que num nível de exigência diferente daquele que se gradua em Composição Musical.

E como professor, estou desenvolvendo meu método, minha própria abordagem. Aí sim mostro meu lado criador. Já escrevi "7 Estudos Para Violão Solo" dedicados aos meus alunos.

Espero que tudo ocorra bem e no dia 18 de dezembro deste ano alguns alunos executem os Estudos 1 e 2.

Se a performance ficar boa, prometo que posto aqui neste espaço, que é de todos nós.

Entre Em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo