Inscreva-se

sábado, 14 de novembro de 2009

Repondendo perguntas

Uma pessoa perguntou sobre a "ALFABETIZAÇÃO MUSICAL INFANTIL" ou "INICIAÇÃO MUSICAL INFANTIL" ou "MUSICALIZAÇÃO INFANTIL" ou o meu "Clubinho da Música". São elas:

_ Qual é a duração do curso?

- Estes instrumentos são usados até quando? Ou violão e outros podem entrar?

Seguinte:

As crianças de até 7 / 8 anos de idade geralmente demonstram grande dificuldade em apertar dois ou mais "casas" no braço do violão. Quando é para firmar um dedo e soltar o outro é algo mais complicado ainda. O resultado disso é ficar muitos minutos da aula vendo ela "brigar" com os acordes. Numa situação básica e corriqueira como A A7 D não acontece, pois continuar apertando dois dedinhos nas casas e soltar o dedo do meio é fatal. Solta tudo. Ela não está preparada para este tipo de movimento psico-motor.
Não posso generalizar, em alguns casos somos docemente surpreendidos.

Esta é a justificativa do BATIELÃO, instrumento que idealizei. São duas cordas. Tira som através da vara, batendo nas cordas. Não é necessário apertar cordas, pois o SLIDE realiza muito bem este papel. É uma solução simples onde a criança arrasta esta peça, para o vermelho ou rosa, verde escuro ou claro...

Na medida em que a criança vai se desenvolvendo, vou sentindo firmeza em acrescentar valores até chegar em instrumentos altamente complexos e tão cheio de recursos como o violão.

Sobre a duração do curso eu respondo juntamente com outra pergunta corriqueira:

_ Qual é a melhor idade para iniciar no violão?

Eu tenho meu modo de trabalhar. Segundo meus interesses didático-pedagógicos 8 anos é ótima idade, principalmente se for iniciado comigo no "Clubinho da Música". Neste a criança cantará, tocará algo rítmico, melódico e harmônico. Conhecerá várias naturezas sonoras como os cordofones (batielão)e os teclados (xilofone de bambu ou madeira).

Nenhum comentário:

Entre Em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo