Inscreva-se

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Ezequiel Piaz interpreta O trenzinho do Caipira

video
Este violonista é mineiro de Uberaba. Terra da minha esposa, onde casei e muito visitei. Minha casa! Não tenho certeza da terra natal de Ezequiel Piaz, mas entendo que se formou como músico e como pessoa neste lugar. Estudou na Federal de Uberlândia também e logo rompeu as fronteiras do mundo.

Tivemos um breve contato em 2000, na ocasião estava radicado em Curitiba. Sua referência, pois é a terra de sua esposa. O Ezequiel é o típico violonista cross over, ou simplesmente, popular. Essa discussão sobre as fronteiras eruditas e populares é maravilhosa e tende a não ter fim. Até gostaria de iniciar este debate, o que depende exclusivamente do interesse de nossos colegas visitantes. Mas este popular não é bem popular, pois sua bagagem musical, aliada a sua fina técnica e conceito de interpretação o faz um "erudito" no assunto.

Este arranjo da Tocata da Bachianas Brasileiras nº2 de Heitor Villa-Lobos tem uma linguagem tipicamente popular. Veja que ele mantém um ritmo de referência, será que é um baião? Então, logo vem uma outra indagação, o original é um baião? Isto é um arranjo ou ele simplesmente adaptou ao violão solista? ?? Para que seja verdadeiramente um arranjo, ou uma adaptação de alto nível, é necessário que o arranjador acrescente valores ao elemento original.

Agora, cabe a você ouvinte, ouvir. Ouvir novamente. Mais uma vez... aí sim começar a tirar suas conclusões. Por enquanto você pode compartilhar comigo dos Parabéns ao Ezequiel Piazz, grande violonista, arranjador e compositor triangulino mineiro cidadão do mundo!

Nenhum comentário:

Entre Em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo