Inscreva-se

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Agora, Sim!




É com profunda satisfação que venho fazer algumas considerações a respeito da história deste blog, que após as mudanças sofridas em sua estrutura, podemos considerá-lo um site. A motivação inicial para a criação deste espaço, se deu pela necessidade de mostrar aos jovens alunos, um repertório musical ainda desconhecido por eles, bem como a riqueza e a diversidade musical do nosso e de outros países.

É sensato e inevitável que o professor de música, especialmente em violão, conheça bem a cultura musical do seu aluno para que possas aproveitar o seu conhecimento, a sua paixão e consequentemente, encontrar um caminho mais prazeroso e natural para o seu desenvolvimento como músico. Por outro lado, é obrigação deste mesmo professor, direcionar seus orientandos à ambientes musicais desconhecidos ou pouco explorados, pois nenhum gênero ou estilo musical compreende tudo de interessante em arte.

Clique Aqui e veja Contudo, lembramos que o violão é um instrumento tão rico de possibilidades técnicas e estilísticas, que praticamente se vê este instrumento em todos os espaços possíveis, como à frente de uma grande orquestra para um concerto onde ele é a personagem principal, ou, preenchendo e harmonizando uma banda, acompanhando outros instrumentos e cantores ou, solitariamente, no centro das atenções, preenchendo todos os corações, dos mais variados e exigentes públicos do planeta. Desta forma, as publicações que fiz anteriormente, são de vídeos de bandas tradicionais e diversas formações desconhecidas do grande público com meus comentários, para que os meus alunos pudessem apreciar o quanto e quando quisessem fora do ambiente de aula, que devemos primar por atividades práticas e aproveitá-las ao máximo, tocando o instrumento em aula. Veja aqui .

Logo nas primeiras postagens veio a ideia de fotografar os alunos de momento e fazer um breve comentário sobre suas atividades e desenvolvimento musical. Eu adorei, pois deu motivação para aparecer "bonito" no blog do professor e receber merecidos elogios. Foi também uma maneira de comunicar quase que diretamente com os seus respectivos pais, dos quais nem sempre podemos conhecê-los e também demonstrar como estamos progredindo durante os nossos encontros.

 Aqui  eu postei grande parte das canções que já havia preparado para a linguagem de Ritmos e Acompanhamento de Canções, após meticulosa pesquisa de repertório de canções históricas e imortais, tanto para o nível de iniciação, como para os mais avançados. Dentro dessa perspectiva fui aprendendo a lidar com esta ferramenta e foi crescendo o desejo de tornar este espaço cada vez mais atrativo para os meus alunos e também o público comum.Clique

Aqui Houve o tempo em que me interessei em vestir a camisa do colunista cultural, uma vez que o blog já oferecia todas as ferramentas necessárias. Goiânia é uma cidade bem estruturada em níveis de formação e atuação artística nos mais variados ramos, sendo que a cena cultural goianiense é desconhecida e pouco divulgada para a maioria das pessoas que aqui vivem, muitas vezes consideradas "público alvo" para um concerto de música clássica, ou uma apresentação de uma banda de metal, jazz, pop, samba, choro, enfim, eu seria o porta-voz de alguns dos eventos que eu pudesse explorar esse lado de levar para as pessoas, a Goiânia ainda desconhecida por muitos. Fiz uma matéria e não percebi a relevância da mesma para o meu foco daquele momento, o meu aluno e seus entes mais próximos.

 Veja neste link Eu acreditei que meus alunos pudessem ser "incendiados", super motivados para participarem de uma busca por cultura geral e chegarem mais envolvidos para nossos encontros, que assim, pudessem também, entender a amplitude das atividades propostas em aula e por que não, da capacidade e preparo do professor que vos escreve.

Aprecie

Aprecie

 Muitas vezes recebi incentivos de colegas professores, músicos e visitantes, para que eu postasse gravações com performances próprias, pois o blog em questão é do Professor Graciano Arantes e não dos artistas publicados.

Abnader Domingues ao Piano

 Piano


Clique!Agora, chegou o momento de trabalhar novamente neste espaço e fazer dele um ambiente querido e útil para muitas pessoas especiais, que assim como eu, não sobrevivem sem a música e possam desfrutar do meu trabalho, em conjunto com o meu parceiro multi-instrumentista, compositor, arranjador, intérprete, produtor em áudio-visual, raríssimo professor de música, o goiano Fernando Pacheco, sob a tutela técnica de outro grande personagem goiano, o meu querido amigo André Luiz, desenvolvedor deste e de vários outros sites e blogs.       

Nenhum comentário:

Entre Em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo